domingo, 11 de janeiro de 2015

Tipos de Arroz


Existem dois tipos de classificação, o arroz de grão longo, quando cozido, fica leve, macio e soltinho e o de grão curto que apresenta a consistência mais pesada, ficando mais “ligado” sendo sua tendência ficar úmido após a cocção. Outros fatores importantes que diferenciam os grãos de arroz são o tipo de processamento que eles recebem, veja:
1. Arroz Basmati – Este arroz procedente dos pés do Himalaia, é muito perfumado. Seu grão é longo, e depois de cosido fica bem soltinho. A cozinha que mais representa seu uso é a indiana;
2. Arroz Branco (Arroz Polido) – Este arroz passa por um processo de polimento que faz remover sua casca, o germe e consequentemente perde muitos nutrientes importantes, por isso esse arroz recebe adição de ferro e vitaminas durante seu processo de polimento, agregando o que foi perdido ao grão. Com o polimento sua aparência muda, seu sabor é suavizado e seus grãos ficam mais macios. Este é o arroz mais usado e consumido aqui no Brasil.
3. Arroz Integral – Este arroz é muito consumido por quem faz dietas, pessoas vegan, macrobióticas, naturalistas. Seu grão é diferente, pois ele é descascado, mas não é polido, fazendo com que este grão preserve seus nutrientes. Seu sabor lembra amêndoas, sua textura é mais fibrosa e seu tempo de cocção é maior.
4. Arroz Italiano – Arroz italiano ou arroz para risoto, este arroz apresenta grãos curtos, e são riquíssimos em amido. Existem vários tipos deles, e aqui no Brasil dispomos de três variedades, que são: o arborio, o carnaroli e o vialone nano. Depois de cozido este arroz apresenta como principal característica a aparência de estar grudento, cremoso, devido a esse amido todo que é solto durante a cocção, fazendo com ele uma seus grãos após o preparo. Por isso este arroz não deve ser lavado antes de preparado.
5. Arroz Japonês – Usado exclusivamente na cozinha japonesa, para inúmeros preparos, este arroz apresenta grãos curtos. Sua consistência é pegajosa, ligada, por isso ele é tão fácil de comer com hashis, que são os pauzinhos utilizados para comer pelos asiáticos.
6. Arroz Jasmine – Arroz de grão longo, fino, branquinho e muito aromático. Seu cultivo é realizado principalmente na Tailândia, sua terra de origem, sendo por isso muito utilizado na culinária do Sudeste Asiático.
7. Arroz Parboilizado (Parboiled – cozimento parcial) – Este arroz apresenta grãos de tamanho uniformes, que ainda com casca passa por um processo de pré-cozimento em água e logo em seguida sofre pressão de vapor a altas temperaturas para que suas vitaminas e sais minerais que se encontram em sua casca e germe penetrem e se fixem em seu interior. Depois disso seu grão é descascado. Com este processo a estrutura do amido contida no grão é alterada, fazendo com que sua textura fique mais compacta.
8. Arroz Selvagem – Este tipo de grão na verdade não é um arroz propriamente dito, e sim uma gramínea. Seus formatos e aparência pouco lembra um arroz, porém sua cocção é semelhante ao modo de preparo do arroz tradicional. Sua cor é marrom-escura, seu sabor é forte e lembra o aroma de castanhas. Sua origem vem da região dos grandes lagos no Canadá, divisa com os Estados Unidos.
9. Arroz Bomba – Arroz utilizado principalmente na Espanha para o preparo da famosa paella. Seus grãos são redondos que absorvem muito bem o sabor de caldos e temperos. O mais conhecido é o Arroz Bomba de Calasparra (DOP- Denominação de Origem Protegida). Conserva muito bem a forma e a textura depois de cozido, sendo muito rico em amido.
10. Arroz Negro – “Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao arroz integral", diz Audrey Abe. Ele tem um elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e até câncer.
11. Arroz Vermelho - é rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de Colesterol-LDL no sangue, auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. No Brasil, o arroz vermelho é cultivado no estado do Maranhão e na Paraíba, onde é muito usado na culinária. O modo de preparo é o mesmo que o arroz branco, porém apresenta três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco e fibras.
E ai? Vamos sair do tradicional e experimentar outros tipos de arroz?

1 comentários:

Unknown disse...

nossa nao sabia q essistia tanto arroz assim .

Postar um comentário

E aí, gostou? Então me diga o que achou. Sua opinião é muito importante para nós!!!
Equipe +100d

 
;